AVC na Infância


posted by Unknown

No comments

Terça-feira, 26 de Novembro de 2013


Fonte: www.sfgate.com
Em 2009, meia centena de bebés e crianças portuguesas foram vitimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral). O diagnóstico clínico de AVC pediátrico, por ser raro, torna-se num procedimento complexo, acabando por ser muitas vezes tardio.

O que é o AVC?
Segundo a Organização Mundial de Saúde, AVC "é uma síndrome clínica caracterizada pelo rápido desenvolver de sinais de perturbação focal ou global das funções cerebrais, que dura mais de 24h, ou que leva à morte."

Causas do AVC Infantil?
Os AVC´s são menos frequentes em crianças do que nos adultos, mas quando ocorrem, podem ter consequências no desenvolvimento global das crianças. 
Malformações congénitas (malformações arteriovenosas), doenças genéticas, metabólicas e infecciosas são algumas das causas que podem conduzir à ocorrência de AVC, no útero materno ou em idades precoces. 

A febre "baralha" o diagnóstico de AVC Infantil?
Em alguns casos, as crianças apresentam febre e convulsões, o que "baralha" o diagnóstico, pois estes sinais clínicos são frequentemente associados na infância, a infecções, epilepsia e enxaqueca. Por isso, torna-se complexo o diagnóstico de AVC na infância.


Consequências do AVC Infantil?
Como consequência do AVC podem-se verificar alterações motoras, cognitivas, de linguagem e comportamentais. 
Contudo, em comparação com o adulto, genericamente o prognóstico de recuperação de AVC durante a infância é melhor, devido sobretudo a uma maior plasticidade cerebral, que facilita a reabilitação.

Afasia Infantil?
A afasia infantil é uma perturbação da linguagem decorrente de uma lesão cerebral, sendo classificada de acordo com a idade em que ocorre.
Na afasia infantil pode ocorrer:
  • Perturbações de compreensão e expressão da linguagem;
  • Atraso nas primeiras capacidades de linguagem como o balbucio;
  • Alterações sintácticas, semântica e fonológicas;
  • Mutismo inicial (afecta a produção verbal, ausência de iniciativa para falar);
  • Dificuldades na produção articulatória.
A Terapia da Fala pode ajudar na reabilitação da Afasia Infantil, como consequência de AVC na infância.

Fonte: 
1. Artigo Jornal Expresso, 15 de Fevereiro de 2010.
2. Van Hout, A. (2003). Acquired aphasia in chilhood. Handbook of Neuropsychology, vol. 8, 631-658.
3. Vargha-Khaden, O., O´Gorman, AM. & Watters, GV. (1985). Aphasia and handedness in relation to hemiparesis with age at injury and severity of cerebral lesion during childhood 108, 677-696.

Leave a Reply

Daniela Gonçalves. Com tecnologia do Blogger.