O seu filho tem apraxia do discurso?


posted by Unknown

No comments

Terça-feira, 22 de Maio de 2013



Imagine esta situação. Está sentado no seu escritório a trabalhar e precisa de fazer uma chamada telefónica para vender um produto da sua empresa. Procede à ligação, é atendido, mas de repente da sua boca apenas saí um par de vogais  "aaa -ooo", sabe o que quer dizer, mas não consegue fazê-lo. Parece um pesadelo, não se consegue fazer entender. Isto é o que acontece nas crianças com apraxia do discurso.

O que é a Apraxia do Discurso?
A apraxia do discurso na infância, designa uma perturbação da articulação verbal devido a lesão cerebral, que resulta da incapacidade para programar o correcto posicionamento e a sequência dos movimentos da musculatura orofacial (lábios, língua, etc.) para produzir os sons.

Quais os sinais de alerta?
Se o seu filho tem apraxia do discurso, os primeiros sinais de alerta tornam-se tipicamente evidentes durante os primeiros anos de vida. Note se o seu filho apresenta dificuldades na produção dos primeiros sons e/ou palavras (sendo estes últimas constituídos predominantemente por vogais). Pode também observar longas pausas entre sons, omissões ou substituições de sons e até dificuldades na produção de palavras mais longas (polissilábicas) e complexas.
O discurso de crianças mais velhas pode parecer monótono, agitado ou normal. 
É de salientar que na apraxia do discurso, as crianças tendem em apresentarem melhores capacidades na compreensão da linguagem do que na expressão.

Outros sinais de alerta: crianças com apraxia do discurso podem apresentar dificuldades na coordenação motora dos músculos orais, utilizados durante a alimentação, bem como hipo ou hipersensibilidade oral.
Como é diagnósticado?
Se suspeita que o seu filho possa ter apraxia do discurso ou outra qualquer perturbação da fala, deve consultar um Terapeuta da Fala, para realizar uma avaliação. A terapia da fala pode ajudar o seu filho a comunicar de forma eficaz.
O Terapeuta da Fala vai avaliar a capacidade motora dos músculos orais, bem como a sensibilidade e coordenação. Vai também observar a componente de compreensão e expressão do seu discurso.

Leave a Reply

Daniela Gonçalves. Com tecnologia do Blogger.