Como estimular a linguagem do seu filho?


posted by Unknown

No comments

Terça-feira, 14 de Maio de 2013



Os pais são os melhores professores do ensino da língua materna dos seus filhos. São eles que detêm o maior número de oportunidades no desenvolvimento da linguagem. 
Em casa, a terapia da fala deve incluir várias "técnicas de expansão da linguagem", que os pais ou os cuidadores devem usar.
Falar olhando para o seu filho, quase como se tivesse a narrar uma história, pode ser uma óptima estratégia a utilizar durante a fase de desenvolvimento. 

Algumas sugestões incluem:
  • "Self talk" é uma técnica onde os parceiro comunicativos (pais, educadores ou cuidadores) devem descrever, de forma narrativa, as suas acções, emoções ou experiências vividas. Por exemplo: "Olha! Eu estou a ver um carro grande e azul. Ele é tão rápido" ou "Estou a empurrar um comboio, uhuhhhh";
  • "Conversa paralela" é uma técnica que envolve a descrição das acções ou tarefas que o seu filho/educando está a realizar. Embora, muitas vezes possa parecer um monologo, pois há crianças que não apresentam um vasto vocabulário, é importante manter a conversa, pois permite-lhes aprenderem o significado das palavras dentro do contexto vivido; 
  • "Expansão" pode ser utilizada como forma de reformulação do conteúdo expressivo da criança, ou seja, corrija ou complete discursos curtos ou incompletos. Por exemplo: se a criança diz "bebé chora", os pais/educadores devem reformular a frase que está incompleta, dizendo "o bebé está a chorar";
  • "Acrescentar" é uma técnica muito semelhante à anterior, mas serve para desafiar e ensinar as crianças, adicionando mais informação ao discurso. Assim estará a ensinar novos vocabulários. Adicione verbos, adjectivos, preposições. Por exemplo: Se a criança disser "gato", pode acrescentar "é grande o gato". As crianças precisam de modelos para novas palavras, de modo a adicioná-los no seu vocabulário.
Onde e quando estimular a linguagem?
Existem muitas oportunidades de estimular a linguagem do seu filho/educando ao longo do dia. Em casa, durante as tarefas (vestir, higiene), refeições; no carro, para descrever o que está a ver pela janela. Durante a leitura de um livro - incentive a criança a apontar e descrever o que vê; durante um jogo didáctico - onde pode utilizar a técnica da "Conversa paralela" enquanto a criança finge uma personagem, ou está soprando bolas de sabão ou a brincar com carros ou bonecas.

Leave a Reply

Daniela Gonçalves. Com tecnologia do Blogger.