Como detectar o Mutismo Selectivo?


posted by Unknown

No comments

Quarta-feira, 30 de Maio de 2013

Imagem de nyparenting.com
O Mutismo Selectivo refere-se a uma perturbação de ansiedade infantil, caracterizada pela incapacidade da criança falar em determinados contextos sociais (exemplo: infantário, ama, escola), apesar de compreender a língua utilizada na comunicação verbal e expressare-se adequadamente e de acordo com a sua idade.
É um tipo grave de perturbação de ansiedade social que compromete a comunicação, linguagem e fala. A causa é desconhecida, no entanto, algumas crianças apresentam uma história familiar de perturbações de ansiedade.

Sinais de Mutismo Selectivo
Normalmente, as crianças com Mutismo Selectivo exibem sinais da perturbação antes dos 5 anos de idade. 
  • Não falam em determinados contextos "selectivos", como o infantário, a ama ou escola;
  • Falam normalmente em pelo menos um contexto (normalmente é em casa, embora uma pequena percentagem das crianças com este diagnóstico revelem igualmente esta característica de mutismo em casa);
  • O mutismo revela-se persistente durante pelo menos um período de um mês;
  • Crianças extremamente tímidas e envergonhadas, que se inibem de comunicar (sorrir, falar, acenar etc.);
  • Atrasos e/ou perturbações de linguagem.
Imagem de drjoshuarosenthal.com

Diagnóstico de Mutismo Selectivo
A criança deve ser observada por vários profissionais de saúde. Pelo pediatra, que irá despistar uma perturbação física e encaminhar para um Psicólogo, um Técnico de Audiologia para despiste de défice auditivo e por fim para um Terapeuta da Fala, que avaliará a comunicação, fala, linguagem e motricidade orofacial.

O que devem fazer os pais que suspeitem de Mutismo Selectivo?
Aos pais compete transmitir segurança e conforto, assegurando que auxiliam os seus filhos durante o processo de superação das suas dificuldades, medos, angustias e frustrações.
É determinante que a criança seja orientada por um profissional de saúde - Pediatra, Psicólogo e Terapeuta da Fala.
Quanto mais precocemente se diagnosticar a perturbação e submetê-la a tratamento, melhor será o seu prognóstico de evolução das dificuldades identificadas. 

Leave a Reply

Daniela Gonçalves. Com tecnologia do Blogger.