PEL: Perturbação Específica da Linguagem


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Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2014

Imagem de: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/

Preste atenção aos sinais! O seu filho troca sons (exemplo: bota/mota), produz frases curtas e/ou desorganizadas, manifesta dificuldades na aquisição das competências de leitura e escrita, dá "anormalmente" muitos erros, disse as primeiras palavras, mais tarde comparativamente às outras crianças da mesma idade? Então poderá estar perante uma Perturbação Especifica da Linguagem - PEL.

O que é a PEL?
As Perturbações Especificas da Linguagem, são perturbações do desenvolvimento da linguagem que afetam aproximadamente 7% das crianças em idade pré-escolar. 
Esta é uma patologia em que o diagnóstico é realizado por exclusão de vários factores. Assim, não se observam:
  • Perda auditiva (durante pelo menos os últimos 6 meses);
  • Alterações cognitivas;
  • Alterações da estrutura e função oral;
  • Lesões do Sistema Nervoso Central.
Existe sim, um desfasamento entre os vários domínios da linguagem: fonologia, semântica, morfologia, sintaxe e pragmática
Perturbação mais comum em rapazes do que em raparigas. Pode ser diagnosticada em idade pré-escolar, embora muitas vezes só é detectada em idade escolar.
O que fazer?
» Encaminhamento - pais, educadores, professores, médicos família/pediatra;
» Despiste - o Terapeuta da Fala, integrado na equipa multidisciplinar.

Intervenção do Terapeuta da Fala?
O Terapeuta da Fala terá como objectivos melhorar todas as competências linguísticas alteradas ao nível da oralidade, bem como prevenir o insucesso da aprendizagem da leitura e escrita.

Fonte: 
Folheto informativo do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão;
Ximenes, M. & Martins, I. (2011). Perturbações do desenvolvimento da linguagem: bases biológicas e classificações. Nascer e Crescer: 20, 173-173.

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Daniela Gonçalves. Com tecnologia do Blogger.