Sabia que ...


posted by Unknown

No comments

Terça-feira, 16 de abril de 2013

"Portugal é o 3º País da Europa com maior incidência de cancro da laringe, alerta a Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico-Facial (SPORL), a propósito do DIA MUNDIAL DA VOZ que se assinala hoje dia 16 de abril. 

FAÇA COM QUE A SUA VOZ SEJA OUVIDA

É o lema da iniciativa que a SPORL lança este ano, no âmbito da data, lamentando que uma grande parte dos casos de cancro surjam numa fase tão tardia. A detecção precoce de tumores malignos das cordas vocais é urgente e exige uma maior atenção da população. O desenvolvimento destes tumores está estritamente relacionado com o consumo de tabaco (apenas 1% dos casos surge em não fumadores)."

95% é a taxa de sobrevivência dos doentes que tiveram cancro da laringe após 5 anos. Em risco estão homens, dos 60 aos 70 anos, com hábitos tabágicos e alcoólicos e rouquidão (por mais de 3 semanas).

O que é a voz?
A voz é o som resultante da vibração das cordas vocais, provocada pela passagem do ar expiratório, proveniente dos pulmões. Este som é modelado pelas cavidades de ressonância - faringe, cavidade oral e nasal.
Define a concretização física e audível para a comunicação inter-pessoal. É para muitos profissionais (professores, cantores, actores etc.) o seu principal instrumento de trabalho, e por isso é fundamental a manutenção de uma "voz saudável".

Terei algum problema de voz?
As alterações na voz estão associadas a sinais como a afonia (ausência de voz), disfonia (ou rouquidão), alterações da intensidade da voz, fadiga vocal, dor ou sensação de "mal-estar". 
O aparecimento de expectoração com sangue, exige uma observação urgente por um médico especialista - Otorrinolaringologista.

Quais as causas mais frequentes de alterações vocais?
  • Infecções respiratórias que prolongadas durante duas semanas conduzem, na maior parte dos casos a alterações na voz;
  • Hábitos tabágicos e alcoólicos;
  • Mau uso e abuso vocal - uso prolongado ou intenso da voz;
  • Ambientes poluídos - secos ou contaminados com pó ou fumo de tabaco e ruidosos;
  • Presença de refluxo gastroesofágico, que conduz pigarreio, tosse seca e/ou sensação de corpo estranho na garganta;
  • Infecções, traumatismos ou tumores na região cervico-facial.
As alterações vocais constituem um dos primeiros sinais de alerta, de patologia da laringe (tumores) e o diagnóstico precoce aumenta a probabilidade de cura.
Por isso, torna-se indispensável a observação clínica se, dentro de duas a três semanas a recuperação de algum dos sinais acima mencionados não ocorrer.

Responda a este questionário e saiba se precisa de consultar um médico Otorrinolaringologista.
  1. A sua voz ultimamente tornou-se rouca ou áspera? 
  2. Sente por vezes, dor, irritação ou sensação de corpo estranho na garganta quando fala?
  3. Tem que fazer esforço para falar?
  4. Sente necessidade de pigarrear?
  5. Nota que perdeu a capacidade de emitir sons agudos quando canta?
SE RESPONDEU AFIRMATIVAMENTE A PELO MENOS UMA DAS PERGUNTAS, CONSULTE UM MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA

Como manter a "voz saudável"?
  • Beba (6 a 8 copos diários) água à temperatura ambiente - hidrata e lubrifica as cordas vocais;
  • Evite beber álcool, café, bebidas gaseificadas e com cafeína (chá preto) - pois provocam desidratação das cordas vocais;
  • Evite fumar - é do conhecimento geral que o tabaco pode provocar cancro do pulmão e da laringe, tanto nos fumadores "activos" como nos "passivos";
  • Evite esforçar ou abusar da sua voz - não deve falar muito alto em locais ruidosos, pois o ruído obriga a aumentar a intensidade da voz, comprometendo a sua qualidade. É preferível deslocar-se à pessoa que deseja falar ou se não for possível utilizar um sistema de amplificação do som; 
  • Evite pigarrear ou tossir durante ou após o usa da voz, se outros motivos não houver, constitui um mau hábito vocal, de efeito passageiro, por isso, se sente essa necessidade, é preferível beber água  deglutir (engolir) em seco, bocejar ou fazer a vibração dos lábios e da língua, sem som.
  • Descanso vocal - é importante o repouso vocal após o uso prolongado ou intenso da voz.
OIÇA A SUA VOZ! Se notar alguma alteração consulte um médico ou um Terapeuta da Fala


Texto adaptado de: Guimarães, I. (2004). Os problemas de voz nos professores: prevalência, causas, efeitos e formas de prevenção. Revista Portuguesa de Saúde Pública.  

Leave a Reply

Daniela Gonçalves. Com tecnologia do Blogger.