Marcos do desenvolvimento da linguagem


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Segunda-feira, 08 de abril de 2013


Períodos críticos no desenvolvimento da linguagem
Durante o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem na criança, existem períodos críticos, ou seja, períodos em que a criança é capaz de retirar maior vantagem das experiências linguísticas que o meio envolvente (ambiente familiar e escolar) lhe proporciona. 
As idades que vão desde 1 ano e 5 meses até aos 3 anos, resultam nas idades denominadas por mim como idades "esponjas", pois é aqui que ocorre o exponencial da aquisição e desenvolvimento da linguagem.


Desenvolvimento da linguagem na criança
O desenvolvimento da linguagem processa-se de forma holistica, ou seja, as diferentes componentes da linguagem (função, forma e significado) são assimiladas simultaneamente. Consequentemente e à medida que a criança pretende expressar significados mais complexos, adquire formas e funções linguísticas mais elaboradas e adequadas ao seu contexto.
Quando nos referimos ao desenvolvimento da linguagem, falamos das modificações que ocorrem de forma quantitativa e qualitativa e que têm lugar durante o percurso linguístico da criança.
Desde o nascimento até à entrada no jardim de infância, um longo processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem foi percorrido, as primeiras palavras foram ditas (mamã, papá), as primeiras frases muito simples, denominadas de frases telegráficas (bebé come papa) foram verbalizadas. Contudo, muito há a apreender e a aprimorar até ao 1º ciclo de Educação Básica.

Domínios de desenvolvimento da linguagem

O desenvolvimento da linguagem como referido anteriormente, processa-se de forma holistica durante toda a infância, sendo possível identificar etapas e marcos de grande relevância linguística. 
Destacam-se o desenvolvimento fonológico, referente à capacidade de discriminação e articulação dos sons da língua; o desenvolvimento semântico, ou seja, o conhecimento e uso do significado das palavras, frases e até textos e discursos; o desenvolvimento sintáctico, respeitante ao domínios das regras de organização das palavras na frase e por último ao desenvolvimento da pragmática alusivo às regras de uso da língua.
É de salientar que, para qualquer destes domínios há que ter presente a compreensão e a expressão das mensagens faladas e escritas, pré-requisitos essenciais para a aquisição e desenvolvimento da linguagem na criança.

Tabela ilustrativa dos capacidades linguísticas para cada idade


Sim-Sim, I., Silva, A. & Nunes, C. (2008). Linguagem e comunicação no jardim-de-infância. Ministério da Educação.

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Daniela Gonçalves. Com tecnologia do Blogger.