Tropeçando nas palavras: gaguez?


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Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2013

A gaguez é uma perturbação oral que afecta a fluência (quantidade de palavras ditas num determinado período de tempo) e o ritmo da fala.
Caracteriza-se pela demora na emissão das palavras ou pelo prolongamento anormal dos sons. Poderão surgir hesitações, repetições, substituições de palavras, alterações respiratórias e articulatórias que podem prejudicar a inteligibilidade do discurso, conduzindo a sentimentos de ansiedade e angústia tanto ao falante como ao ouvinte. É comum a existência de comportamentos de fuga às situações de fala, tiques, espasmos faciais, suores, movimentos da cabeças, tremores e tensão muscular generalizada.

É normal que crianças entre os 2 e os 4 anos de idade apresentem uma gaguez fisiológica, ou seja, apresentem repetições na fala, que ocorrem sem esforço e das quais elas não tem consciência. Geralmente todas as crianças passam por esse período de desenvolvimento da fala, que naturalmente desaparece. Contudo, se sujeitas a pressões por parte dos pais e/ou cuidadores para falarem "como deve ser", "para não gaguejarem", podem gerar situações de tensão, e consequentemente medo, embaraço e até comportamentos de fuga das palavras "difíceis". Deste modo, o que era um comportamento inconsciente, tornar-se-à  num hábito consciente e aprendido. 
Comportamentos corporais associados à gaguez: dependendo da severidade da gaguez podem-se observar alterações respiratórias, movimentos anormais dos olhos, fenómenos cardiovasculares anormais, tremores nas mãos e nas pernas, alterações musculares, alterações bioquímicas  distorções faciais, movimentos com o corpo, tremor nos lábios e perturbações vocais.


Atitudes, emoções e sentimentos associadas à gaguez?
A consciência de que não se é eloquente e claro na transmissão de uma mensagem, gera na maioria dos indivíduos com gaguez sentimentos de angustia, ansiedade, vergonhatristeza e até frustração.

Pedir um café, uma informação, ou até mesmo falar ao telemóvel com um desconhecido, são situações desencadeadoras de stress e que conduzem a comportamentos de isolamento, auto-desvalorização e de fuga às situações de fala (ex.: o indivíduo em vez de dizer bonito, porque sabe que vai gaguejar, diz lindo).

Factores que influenciam a gaguez: 
  • Responsabilidade em comunicar - o facto de existir maior ou menor responsabilidade em transmitir uma mensagem pode interferir na competência da fluência. Situações como falar para um público são geradores de maior stress do que cantar ou recitar um texto previamente memorizado. 
  • Atitudes do Ouvinte - a gaguez parece variar de acordo com as pressões sociais, ou seja, naquilo que o individuo com gaguez apreende como sendo uma penalidade social. Neste sentido, estes indivíduos tendencialmente rotulam os seus ouvintes como sendo "fáceis" ou "difíceis" de conversar. 
  • Tempo de Espera (Antecipação) - a antecipação é um sentimento associado à ansiedade. A maioria dos indivíduos com gaguez consegue prever com antecedência quando vai gaguejar, e isso gera ansiedade. Assim quanto maior for o intervalo de tempo entre o momento em que se pensa o que se vai dizer e o acto de falar, maior será o comportamento da gaguez.

SE IDENTIFICOU ALGUMAS DESTAS CARACTERÍSTICAS NO SEU FILHO OU SE TEM ALGUMA DESTAS CARACTERÍSTICAS CONSULTE UM TERAPEUTA DA FALA

Intervenção do Terapeuta da Fala na gaguez 
  1. Avaliação (identificação da gaguez fisiológica ou instalada, avaliação da fluência do discurso, da respiração e dos comportamentos associados);
  2. Intervenção Directa;
  3. Intervenção Indirecta (aconselhamento aos pais/cuidadores).

Alguns conselhos para os pais/cuidadores e educadores/professores:
  • Não evite falar da gaguez, ajude a entender que todos nós, em algumas situações gaguejamos, repetimos palavras, fazemos pausas etc.
  • Fale devagar, transmitindo uma sensação de segurança;
  • Evite interromper e não permite que os outros o façam também;
  • Adopte um modelo de linguagem claro e simples, sem frases demasiado complexas e compridas;
  • Respeita os turnos de conversação;
  • Mantenha o contacto ocular;
  • Proponha actividades que seguramente não haja possibilidade de fracasso;
  • Favoreça actividades com música, jogos, leitura e conversação espontânea sobre o dia-a-dia;
  • Organize o seu quotidiano de forma a não criar situações de stress e ansiedade, crie rotinas.

"Ter gaguez não define quem eu sou, isso apenas permite que tu entendas algumas coisas sobre mim. Assim como todas as pessoas, eu tenho a minha história, sou diferente, sou único"

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Daniela Gonçalves. Com tecnologia do Blogger.