HORA DE BRINCAR


posted by Unknown

No comments

Sábado, 23 de Fevereiro de 2013

Brincar é uma actividade humanamente criadora, que designa a forma mais elementar de comunicação infantil, na qual a imaginação, a fantasia e a realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, expressão e acção, assim como na formação de novas relações sociais. 
É através das brincadeiras que as crianças projectam o seu quotidiano e o impacto que tem sobre elas, que significam e ressignificam o seu mundo, que vencem os seus limites e que vivenciam experiências. 

Importante é ter tempo para brincar, porque brincar potencia e favorece a aprendizagem.
Com tanta oferta em anúncios, catálogos e lojas, encontrar o brinquedo certo para a idade do seu filho ou neto pode ser um verdadeiro quebra-cabeças. 

Coloridos, desafiantes, estimulantes, simples e seguros são as características que deverá ter em conta na hora de escolher O BRINQUEDO. Veja-os como ferramentas de aprendizagem, não facilitadoras (com demasiados estímulos como luzes, sons, bonecos) mas desafiadoras do comportamento da criança, deixe que seja ela a conduzir a brincadeira e não o brinquedo.

Quais os brinquedos certos, para cada idade?

DOS 0 AOS 12 MESES
COR, COR E MUITA COR!
Os bebés nesta primeira fase de descoberta e de desenvolvimento precisam de brinquedos que estimulem os seus sentidos, a sua percepção, as noções de espaço, peso e volume. Aposte em brinquedos grandes (pequenos pode correr o risco que o bebé os engula), cheios de cor - cores primárias, com diferentes texturas e sons (do xilogone, maracas). 


DOS 12 MESES AOS 3 ANOS
BUM DA LINGUAGEM
Fase de excelência para aquisição da linguagem, do equilíbrio e da motricidade. Rodeie o seu filho/neto com brinquedos lúdicos que reflictam o dia-a-dia, invista em puzzles de encaixe, cubos empilháveis, em bonecos representativos por exemplo da família, grupos de animais, ferramentas etc. 


DOS 3 AOS 5 ANOS
A, B, C  1, 2, 3
Idades em que as crianças gostam de brinquedos que desafiem a sua imaginação e criatividade. Fase em que se deve transmitir valores e princípios orientadores para a vida em sociedade. Por isso, escolha a plasticina, os puzzles mais complexos, dominós e lotos de imagens, jogos de memória etc.


DOS 5 AOS 7 ANOS
CONQUISTAR
Nesta fase, em que a criança já entrou para a escola primária, esta precisa de brinquedos/jogos que estimulem a sua interacção com os outros. Uma boa aposta, que ajudará o seu filho/neto são os jogos com regras (ex.: esperar pela vez de cada um, proibições etc.), como a batalha naval, as damas, o jogo da glória etc.


DOS 7 AOS 10 ANOS
SUPER HERÓI
Incentive a capacidade de raciocínio e lógica do seu filho/neto. O monopólio, o pictonary junior, o uno etc. são exemplos de jogos que irão desafiar o seu filho e farão senti-lo um super herói.


DOS 10 AOS 12 ANOS
FIM DO JOGO
Fase em que os bonecos e todos os jogos que parecem infantis, perdem o interesse. A pré-adolescência instala-se, agora o pré-adolescente está numa fase de valorização dos amigos, daquilo que é cool, que está na moda. O desporto e a dança ganham um forte destaque e devem ser favorecidos pelos pais e educadores. Mas o xadrez e o snooker podem ser uma boa aposta para pais e filhos, não esquecendo que os videojogos irão ser a escolha favorita.

Leave a Reply

Daniela Gonçalves. Com tecnologia do Blogger.