Paralisia Cerebral: Um desafio!


posted by Unknown

No comments

Domingo, 20 de Outubro de 2013

A CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL
Fonte: Centers for Disease Control and Prevention

O que é a Paralisia Cerebral?
A Paralisia Cerebral (PC) designa uma perturbação do controlo da postura e movimento, como consequência de uma lesão cerebral ou anomalia cerebral no período de desenvolvimento - pré-natal, perinatal ou nos primeiros anos de vida da criança.
De acordo com a localização da lesão, existem vários tipos de paralisia cerebral, tendo em conta as manifestações apresentadas.
  • Espástica - caracterizada por paralisia e aumento de tonicidade dos músculos, resultante de lesões no córtex cerebral e vias daí provenientes;
  • Disquinésia (Atetose/Coreoatetose ou Distonia) - caracterizada por movimento involuntários e variações na tonicidade muscular, resultantes de lesões dos núcleos cerebrais;
  • Ataxia - caracterizada pela diminuição da tonicidade muscular, incoordenação dos movimentos e equilíbrio deficiente, devido a lesão ou anomalia no cerebelo ou vias cerebelosas.
Quais as causas da Paralisia Cerebral?
A Paralisia Cerebral ocorre geralmente devido a hemorragias cerebrais, deficiência na circulação cerebral ou falta de oxigénio no cérebro, traumatismo, infecções nascimento prematura ou icterícia grave neontal. 

Quais os principais perturbações/dificuldades apresentadas?
A Paralisia Cerebral é um deficiência que vai afectar o desenvolvimento da criança. Esta pode apresentar:
  • Défices sensoriais, perturbações de visão e auditivas, dificuldades perceptivas, epilepsia;
  • Défice cognitivo - o seu desenvolvimento pode ser mais lento e limitado em relação às outras crianças;
  • Alterações na motricidade - dificuldades como não segurar a cabeça, não se manter sentada, não andar ou movimentar-se de uma forma descontrolada e insegura;
  • Dificuldades na alimentação - dificuldades nos movimentos dos lábios, língua etc. que afecta a mastigação e a deglutição (engolir);
  • Perturbações de comunicação/fala e/ou linguagem - dificuldades em expressarem-se oralmente.
A criança com PC pode ter uma inteligência normal ou até acima do normal, mas também défice cognitivo, não só pela lesão cerebral, como também falta de estimulo ou experiências, resultante das suas limitações motoras.

Existe tratamento para a Paralisia Cerebral?
A Paralisia Cerebral não tem cura, porque designa uma perturbação estática, que não evoluí ou piora. Contudo, existem vários técnicos de saúde habilitados no tratamento/reabilitação da PC, como a fisioterapia, terapia ocupacional, terapia da fala e psicologia.

Fontes: 
1. APPC, (2006). A criança com paralisia cerebral. Guia para os pais e profissionais de saúde e educação.
2. Andrada, M., Batalha, I., Calado, E., Carvalhão, I., Duarte, J., Ferreira, C., Folha, T., Gaia, T., Loff. & Nunes, F. (2005). Estudo europeu da etiologia da paralisia cerebral - região de lisboa. 

Leave a Reply

Daniela Gonçalves. Com tecnologia do Blogger.